Criar uma Loja Virtual Grátis

Botânica

Botânica

As Plantas

Atualmente pouca atenção é dada para as plantas por parte de um grande número de ocultistas, quem sabe por pouca informação ou até mesmo pelo fato de que uma boa parte do material disponibilizado na nossa língua só fala de plantas que em sua maior parte nem existem no Brasil, o que é até meio irônico.

As plantas deste o início da humanidade foram importantes ferramentas nas práticas ritualísticas, os antigos xamãs e alguns até hoje, utilizam das folhas de certas plantas para defumação, para fumar, criações de bebidas e chás, tinturas, banhos, realizar curas e entre outras diversas opções possíveis.



O conhecimento das plantas era essencial para os xamãs, alguns vegetais podiam ser inteiramente aproveitados outros apenas certas partes, por exemplo, raiz, folha, casca, fruto, semente ou flor.
Não era algo que podia ser feito por qualquer um, algumas vezes plantas muito venenosas eram usadas, pois em quantidade correta poderia trazer efeitos desejados.

As defumações servem para limpar a energia do ambiente ou de pessoas, não podem ser feitas necessariamente apenas com folhas, pode-se usar as raízes, casca, flores e etc, com isso energias densas são afastadas do local, essa ideia ainda existe na igreja católica que usa os turíbulos, que são defumadores de metal.
A fumaça das folhas ou misturas de folhas, flores e raízes também era inalada de diversas formas, algumas vezes para levar as pessoas a estados alterados de consciência, por meio disso muitas vezes trabalhos eram feitos.
Os banhos geralmente se dão com as plantas maceradas e deixadas imersas na água por algum tempo e depois a pessoa se banha com o líquido.

Todas as formas de utilizar as plantas citadas acima devem ser feitas apenas por quem possui conhecimento já que o uso sem o mesmo pode trazer grandes problemas, nem todas informações disponíveis na internet são seguras, já vi casos de pessoas ensinando o uso de certa planta achando que era uma planta dita nas obras de Castaneda e consumia o chá da planta errada, uma planta da mesma família mas não a mesma, correndo o risco de ter problemas físicos e mentais por consumir um veneno e ensinando as pessoas a fazerem o mesmo.


Ilustração do Livro Botânica Oculta de Paracelso

Para algumas culturas as plantas são seres espirituais como nós e que podem nos transmitir segredos da sua utilização desde que tenhamos contato com elas.
Algumas são usadas para proteção como a Espada-de-São-Jorge muitíssima comum em casa de pessoas um pouco mais velhas, sempre na frente de casa.

Cada planta como ser vivo tem uma vibração, de acordo com cada vibração a planta pode ser útil de uma forma.
DOWNLOAD DE PDF - AS PLANTAS MÁGICAS

Flor-de-Lótus

O Lótus com nome cientifico de Nelumbo nucifera do gênero Nelumbo, é uma planta aquática abundante na Ásia, encontrada em lagos ou lugares onde o curso da água é lento ou parado.
A planta cria uma raiz no fundo dos lagos ou rios e deles nascem folhas que ficam na superfície da água, depois produz flores que podem ser brancas ou rosadas.
Flor de Lótus Rosa


 Toda a planta é comestível, a raiz, folhas e sementes, ela também é cultivada como planta ornamental em tanques ou lagos artificiais e sua semente pode esperar séculos para germinar.

A Flor-de-Lótus simboliza a pureza, renascimento e o sagrado, isso porque ela nasce no lodo e na lama mas continua pura e limpa, misteriosamente a Flor-de-Lótus consegue afastar partículas pequenas e microrganismos então ela se mantém sempre limpa.
Muitas estátuas ou pinturas de Buda o mostram em cima da Flor de Lótus, isso mostra que ele está acima de coisas inferiores que são simbolizadas pela lama, reza a lenda que quando ele pisava no chão nasciam essas flores.

Em gravuras indianas também encontramos deus ou sentados ou de pé na flor, para eles ela significa a criação do universo.

A Flor-de-Lótus também lembra os Chakras, alguns textos até contam o número de "pétalas" que cada um tem e o Chakra Sahasrara, conhecido como Coroa pois fica no topo da cabeça da pessoa é chamado de Chakra das 1000 pétalas.

Buda e a Flor-de-Lótus


A posição do corpo em que a pessoa fica com as pernas cruzadas com os pés voltados para cima também leva o nome da planta e é usado para meditar.

Também é possível cultivar a Flor-de-Lótus aqui no Brasil basta que o local de cultivo seja favorável, o período de floração é de Dezembro e Janeiro.

Rosa

Rosa
A Rosa é uma flor magnífica e misteriosa e está entre as mais conhecidas do mundo, isso se não for a primeira.
Seu nome vem de vermelho e a nomeação dela pela sua cor ocorre em outras línguas também.
Existem milhares de espécies dessa planta, muitas delas cruzamentos de espécies diferentes.
Ela representa a beleza, amor, paixão e pureza.
Está presente em diversos simbolismos pelo mundo e é parte dos emblemas de diversas ordens e fraternidades entre a mais conhecida a Ordem Rosacruz.
Rosacruz
O símbolo dessa fraternidade geralmente é uma Cruz com uma Rosa no centro, a Cruz representa a matéria e a Rosa espiritualidade.
Também temos explicações como de que a cruz representa o corpo e a rosa coração.
Louco, Mago e Rainha e Ouros


No Tarot de Waite, um tipo de tarot muito famoso as  roseiras aparecem em cartas como o Louco (na mão dele), Mago e Rainha de Ouros.
A rosa também representa várias coisas juntas, por exemplo na alquimia o sal, enxofre e mercúrio e vida, perfeição e morte.
A rosa tem tamanha importância no ocidente quanto a Flor de Lótus no oriente.
Afrodite/Vênus, Ísis e Maria mãe de Jesus ou Maria Madalena tem a rosa como símbolo.
Não acaba por ai, a rosa também representava o segredo, em reunião onde assuntos não deviam ser espalhadas era colocado um ramo de rosas na mesa.
Também aparecia na tábua com o nome de algumas estalagens, acredita-se que para  provar que o que os hospedes fizessem lá seria mantido em sigilo, possivelmente hospedes que conheciam esse simbolismo, como membros de ordens ou fraternidades secretas.
Na antiguidade as prostitutas colocavam uma rosa na cabeceira da cama, simbolizando que o que aconteceria com elas e seus clientes seria mantido em sigilo.
Na bíblia temos a Rosa de Saron, Saron era um local da palestina que Deus abençoou e lá se cultivavam as rosas mais belas do mundo.

 

Mandrágora

 

Mandrágora Mandrake
Mandrágora (Mandragora officinarum) é um vegetal muito conhecido no mundo místico.
É muito difícil saber o real significado do nome da planta o mais conhecido é vindo dos gregos que é "Fruto do Amor".
  Mandrágora MandrakeMandrágora Mandrake Fruit
Um dos detalhes mais interessantes em relação a planta são suas raízes que conforme crescem criam uma bifurcação o que acaba aparentando duas pernas, e outras raízes os braços, o que em alguns casos faz a raiz ter a aparência de um corpo humano.
Vemos ela ser citada duas vezes na bíblia em: Gênese 30:14-15, onde Raquel troca com sua irmã Lia o direito de dormir com Jacó por um dia em troca de frutos da mandrágora.
E também em Cântico 7:14-14

"Vem, meu amado, vamos ao campo,
pernoitemos sob os cedros; madruguemos pelas vinhas,
vejamos se a vinha floresce, se os botões estão se abrindo,
se as romeiras vão florindo: lá te darei meu amor... 
As mandrágoras exalam seu perfume; 
À nossa porta há de todos os frutos:
Frutos novos, frutos secos,
que eu tinha guardado,meu amado, para ti".

  
Desenho Medieval da Mandrágora
A mandrágora pode ser encontrada em diversas partes do mundo.
Tem forma de erva uma raiz meio que parecida com uma batata, que cresce como citado acima, bifurcada.
Dá flores e tem pequeno frutos, que lembram um pouco o jiló ou tomatinhos e exalam um aroma um pouco ruim.
Sempre foi uma planta muito valorizada, quando a raiz chegou a Inglaterra era vendida por 500 libras, mas no passado ter porte de uma planta dessas poderia ser prova de que a pessoa praticava bruxaria e podia ser morta.
Os antigos magistas possuíam figuras esculpidas com a mandrágora ou com elas em vasos, supondo que as tendo em casa poderiam atrair diversos benefícios como proteção e prosperidade.
Eles tratavam a raiz como uma criatura animada, acreditando que essas podiam até predizer o futuro.
Em outros casos a raiz esculpida serviria para abrigar um espírito.

Vemos a mandrágora em alguns filmes como O Labirinto do Fauno e no filme Harry Potter por exemplo onde as mandrágoras gritavam após serem retiradas das vasos, isso é referente a uma lenda medieval da qual a raiz devia retirada por um cão negro caso contrário seu grito poderia matar quem a tirasse, então a pessoa amarrava um cão na planta e usava de algum método para que o cão arrancasse a planta como jogar um pedaço de carne longe, para o cão pegar.

Ou segundo outra lenda a planta deveria ser retirada delicadamente, caso um pedaço da raiz quebrasse ela ia gritar deliberadamente.
Mandrágora do Filme o Labirinto do Fauno
A fama dessa planta também é devido as supostas capacidades que ela possui como cura para esterilidade, cura para loucura, propriedades narcóticas, anestésicas, afrodisíacas e alucinógenas, além de propriedades homeopáticas, exorcizantes e venenosas.
Lembrando que essas são supostas propriedades, não sendo possível da minha parte dizer qual é realmente verdadeira, em outros casos, com relação a preparos especiais da qual uma pequena quantidade de veneno podia ser um remédio.
Achei interessante expor o assunto por diversos motivos, entre eles para conhecer um pouco da história dessa planta que deve ter muitas outras qualidade importantes que os antigos sabiam e nossos cientistas só vão descobrir daqui alguns anos.

 

Informações Sobre a Arruda

A arruda é considerada por muitos uma erva mágica e é fortemente usada para diversos tipos de situações, benzedeiras por exemplo a usam muito, e até alguns centros espíritas e outros locais  na parte de cima de portas e quem sabe você já viu alguém com arruda atrás da orelha dizendo que ela  protege contra mal olhados.
 
Mas ela não serve só pra isso, também tem diversos usos medicinais, podemos fazer chá com ela e também temperos e molhos.
Podemos ver a importância dessa plantinha pela origem de seu  nome Arruda vem de Reuo, que do grego quer dizer "Libertar", já que eles acreditavam que ela eliminava todos os males.
Aqui vemos um antigo documento grego que fala sobre a Arruda: 
Desenho da Estrutura da Arruma
“A Arruda, planta cultivada nos átrios dos Templos, consegue com seu “perfume” expelir para longe as ondas negativas das pragas e das serpentes, tanto naturais como espirituais. É de grande proveito que junto ao morto se coloque um saquinho de arrudas secas, pois elas protegerão o morto no seu caminho, evitando que os ferozes cães destruidores do abismo estilhacem o bastão do caminhante. Além disto esta erva, serve para dar claridade ao olhar, deste que passe três noites no sereno da Lua clara”
(In Magia Curativa do médico e mago grego Heristólion (século IV)
 Podemos ver que a fama da arruda era grande na Grécia, era comum também mulheres gregas usarem raminhos da planta na orelha para evitar energias negativas.
 
 
Ela é uma planta nativa na Europa, mas hoje existe em todo o mundo, devido aos resultados e efeitos.
Foi usada para espalhar água benta e usada em sessões de limpeza na umbanda.
 
 
Uma pesquisa mostra que a estrutura celular da arruda, é muito parecida com a da epiderme e com a do tecido adiposo, é como se a folha dela e nossa pele fossem um pouco parecidos na estrutura.
Pé de Arruda
Então vamos dizer que ela é compatível com a nossa estrutura bioenergética (aura).
Nossa aura acumula resíduos energéticos, algumas vezes isso causa o efeito que da qual as pessoas acabam por falar que é o famoso "corpo carregado".

O simples fato de uma pessoa ter contato com a Arruda desfaz esses efeitos negativos, isso é muito bom, já que esse acumulo do que chamamos de "energia negativa" pode trazer problemas futuros para a pessoa.
Por isso as vezes é comum um galho de arruda murchar na mão de uma pessoa e na outra não.
Passando um galho em volta do corpo você acaba por fazer uma grande limpeza energética.
 
Por isso é indicado ter um pé de Arruda em casa e por isso benzedeiras e outras pessoas costumam utilizar dessa plantinha.
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
1







Total de visitas: 26707