As plantas deste o início da humanidade foram importantes ferramentas nas práticas ritualísticas, os antigos xamãs e alguns até hoje, utilizam das folhas de certas plantas para defumação, para fumar, criações de bebidas e chás, tinturas, banhos, realizar curas e entre outras diversas opções possíveis.
O conhecimento das plantas era essencial para os xamãs, alguns vegetais podiam ser inteiramente aproveitados outros apenas certas partes, por exemplo, raiz, folha, casca, fruto, semente ou flor.
Não era algo que podia ser feito por qualquer um, algumas vezes plantas muito venenosas eram usadas, pois em quantidade correta poderia trazer efeitos desejados.
As defumações servem para limpar a energia do ambiente ou de pessoas, não podem ser feitas necessariamente apenas com folhas, pode-se usar as raízes, casca, flores e etc, com isso energias densas são afastadas do local, essa ideia ainda existe na igreja católica que usa os turíbulos, que são defumadores de metal.
A fumaça das folhas ou misturas de folhas, flores e raízes também era inalada de diversas formas, algumas vezes para levar as pessoas a estados alterados de consciência, por meio disso muitas vezes trabalhos eram feitos.
Os banhos geralmente se dão com as plantas maceradas e deixadas imersas na água por algum tempo e depois a pessoa se banha com o líquido.
Todas as formas de utilizar as plantas citadas acima devem ser feitas apenas por quem possui conhecimento já que o uso sem o mesmo pode trazer grandes problemas, nem todas informações disponíveis na internet são seguras, já vi casos de pessoas ensinando o uso de certa planta achando que era uma planta dita nas obras de Castaneda e consumia o chá da planta errada, uma planta da mesma família mas não a mesma, correndo o risco de ter problemas físicos e mentais por consumir um veneno e ensinando as pessoas a fazerem o mesmo.
Para algumas culturas as plantas são seres espirituais como nós e que podem nos transmitir segredos da sua utilização desde que tenhamos contato com elas.
Algumas são usadas para proteção como a Espada-de-São-Jorge muitíssima comum em casa de pessoas um pouco mais velhas, sempre na frente de casa.
Cada planta como ser vivo tem uma vibração, de acordo com cada vibração a planta pode ser útil de uma forma.